Por que praticar a terapia holística? Conheça os benefícios!
- Orlei Ricardo
- 18 de abr. de 2017
- 3 min de leitura
A terapia ajuda na ruptura de padrões negativos, forçando as mudanças necessárias para que haja equilíbrio das energias pessoais
Toda terapia tem como principal função trabalhar o estado do “ser”, permitindo a melhoria do equilíbrio psíquico e físico. Apesar disso, ainda existem muitos tabus relacionados ao tema já que muitas pessoas duvidam de que tal terapia pode contribuir para dar qualidade de vida a elas. A terapia holística integra o corpo, as emoções e o espirito, ou seja, através desses pontos é possível perceber uma visão mais inteira do nosso ser e seus benefícios são sentidos no dia a dia de quem a pratica.
A terapia holística apresenta um setor amplo, pois, sempre procura revelar o inteiro do ser, como diz a origem de Holos = inteiro (Holístico). Para iniciar essa terapia é preciso entender que toda doença ou desequilíbrio começa quando você perde a fé em si mesmo, deixando de acreditar na sua capacidade ou desligando-se do seu próprio espirito. Isso gera pensamentos confusos e negativos ao seu redor, sendo assim, é a energia que você transmite para o universo.
Para o que serve terapia holística?

Através da prática diária da terapia é possível ter uma vida mais saudável e tranquila. Os benefícios são inúmeros. Você muda o seu interior e ainda tem a oportunidade de ajudar quem está a sua volta a buscar por novos valores. Para o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional o holístico ajudará você a ter:
Autoestima
Coragem e confiança no agir
Planejar o futuro
Uma vida financeira próspera e estável
O emprego dos sonhos
Mais saúde
Estabilidade emocional
Qualidade de vida
Otimização de tempo
Ampliação nos seus relacionamentos
Todo pensamento gera uma reação à sua volta. Portanto, se você for pessimista no seu dia a dia, isso irá gerar mal humor, raiva, ressentimento, ou alguma emoção negativa. Somando essas debilidades, o corpo físico responderá da mesma forma com dores, doenças e disfunções, perdendo diretamente o equilíbrio entre o ser e o estar.
Quando tempo dura a terapia?
Não há um prazo determinado. Em casos de terapia profunda, a duração é estabelecida pelo próprio cliente, ou seja, quando ele estiver satisfeito com os resultados alcançados é quando deve parar.
Terapia holística envolve religião?
Embora alguns de seus princípios filosóficos sejam partilhados por religiões estabelecidas, a terapia holística não apresenta qualquer relação com religiosidade.
Tipos de terapia holística:
O primeiro passo, para iniciar um processo terapêutico, é reconhecer que você precisa de ajuda em algum momento, independente da situação. “Todos precisam aprender a tratar seu estado mental e físico, principalmente quando um desafio se apresenta. Cada pessoa forma um sistema dentro de si, no qual acaba se concentrando mais nas suas debilidades e desiquilíbrios que no estado harmônico do ser”.
As terapias holísticas partem de medicinas orientais, como a (Medicina Tradicional Chinesa ou Medicina Ayurveda) utilizadas há milhares de anos. O motivo do aumento da procura por esses tratamentos se deve ao fato de que todas elas enfocam o ser humano como um ser integral, composto de: espírito, mente, emoção e corpo físico. No enfoque holístico, a doença do corpo físico é apenas o reflexo das desarmonias que já existem nos corpos energéticos. As técnicas mais conhecidas no Brasil para esse tratamento são: reiki, yoga, acupuntura, florais, do-in, shiatsu, ta-chi-chuan, massagem, terapia tântrica, reflexologia e ortomolecular.
Todas essas especialidades trabalham no alívio do stress físico ou emocional e em todos os tipos de dores. Além disso, previne a depressão, a insônia, TPM, a ansiedade, medos ou síndromes. Ajuda também a melhorar questões como, por exemplo, insatisfação no trabalho, problemas nos relacionamentos, falta de prosperidade financeira, baixa autoestima e insegurança. “Ao usar vários métodos diferentes, podemos detectar o que está realmente gerando desequilíbrio e tratamos a causa disso de forma direta”.
É importante ressaltar que o terapeuta não é médico, mas auxilia a você enxergar o que está afetando sua vida. Quando falamos em terapia holística, nunca relacione termos como paciente, receita, diagnóstico, doenças ou medicamentos.
Comments